Quer melhorar seu site ou mídias sociais e não sabe como? Aqui estão 10 maneiras rápidas e eficazes para iniciar no marketing digital.
Como empreendedor de uma pequena empresa, aproveitar o marketing digital é a chave para sucesso. As barreiras de entrada no mercado são mínimas quando comparadas às formas tradicionais de marketing. Aprenda como você pode tirar proveito do meio digital com as principais dicas.
Aqui está uma lista de 10 dicas de marketing digital para pequenas empresas:
- Pesquise os concorrentes e tenha um diferencial
- Possua um site básico mas desenvolvido de forma correta
- Sempre atualize o Google Meu Negócio e as avaliações dos clientes
- Crie conteúdos interessantes para o Blog
- Considere investir em Google Ads para divulgar sua empresa
- Tenha um conteúdo visualmente profissional
- Melhore seu posicionamento em SEO
- Envie campanhas de e-mail marketing
- Concentre-se em um canal primário de mídia social
- Faça parcerias com influenciadores
1. Pesquise os concorrentes e tenha um diferencial
A pesquisa de concorrentes é muito importante, pois sendo uma empresa local, você poderá oferecer valor adicional ao mercado. A Pesquisa do Google é um ótimo lugar para começar. Você pode ver como seus concorrentes estão se posicionando em seus anúncios. No exemplo a seguir, é mostrado os resultados dos anúncios de pesquisa do Google para o termo instalar ar condicionado rio de janeiro. Termos como “Até 4 Orçamentos Grátis em 24h”, “Orçamento Gratuito” e “qualidade e preço justo” são ótimos pontos de venda.
Agora, você deve estar pensando: como eu poderia me diferenciar de todos os outros profissionais que mais ou menos prestam o mesmo serviço? Grandes empreendedores dizem: “Se você não tem um diferencial (e muitas startups não), invente um”.
Aqui estão alguns métodos de diferenciação que você pode usar:
- Produto – Mais notável, mas fácil de duplicar e pode durar pouco.
- Serviço – Treinamento, instalação, velocidade, facilidade de fazer negócios, etc.
- Distribuição – Fornecedores, fabricantes, distribuidores ou revendedores com os quais trabalha.
- Relacionamento – Funcionários e atendimento ao cliente podem ser um meio eficaz de se diferenciar. Talvez adicione um serviço de avaliações como uma classificação do Reclame aqui.
- Imagem / reputação – Isso pode ser estabelecido por meio de seus clientes atuais, que mais tarde podem se tornar seus defensores.
- Preço – novamente, isso pode ser facilmente duplicado. No entanto, dependendo do seu produto, os clientes podem optar por pagar mais se houver um valor agregado ao negociar com você.
2. Possua um site básico mas desenvolvido de forma correta
Os usuários estão se tornando cada vez mais exigentes em termos da experiência de navegação. Eles querem um site com um carregamento rápido e requisições mínimas. Como uma pequena empresa, você possui disponível orçamento de empresas maiores, nacionais ou internacionais, mas pode, no mínimo, acertar no básico.
Referência Neil Patel: Como atingir nota 100 no Google PageSpeed Insights
A partir das estatísticas acima, você pode perceber o efeito negativo que um site lento exerce em cima das suas chances de converter novos usuários em clientes. A velocidade da página ou o tempo de carregamento da página estão se tornando cada vez mais importantes à medida que mudamos para um mundo mais móvel e conexões de Internet mais lentas. O Google PageSpeed Insights mostra como você pode reduzir o tempo de carregamento do seu site.
Você pode testar a velocidade do seu site em dispositivos móveis com a ferramenta gratuita do Google e ver como você pode diminuir as taxas de rejeição.
3. Sempre atualize o Google Meu Negócio e as avaliações dos clientes
Sua reputação online como proprietário de uma pequena empresa pode ser o fator decisivo para um cliente em potencial que está procurando seu produto/serviço. Felizmente, com o Google Meu Negócio, você tem um nível de controle quando se trata de gerenciar como as pessoas percebem sua empresa.
Alguns dos erros comuns a serem evitados incluem:
- Não tenha duplicidade no seu perfil da empresa
- Configurar um novo perfil de negócio desnecessariamente após mudar de endereço
- Uso indevido do nome da empresa, por exemplo, adição de mensagens promocionais.
As avaliações dos clientes não são novidade, mas você ficaria surpreso com a frequência com que isso é negligenciado. 30% das pessoas disseram que as avaliações eram essenciais ao julgar as empresas locais, então, eu garantiria isso como uma prioridade como parte de sua estratégia de marketing digital.
4. Crie conteúdos interessantes para o Blog
Se você estiver em um setor muito competitivo -e a maioria das empresas locais estão, você precisa pensar em uma estratégia de conteúdo que gera resultados. Trabalhando com empresas menores, geralmente é improvável que consiga ranquear na primeira página do Google por um termo amplo relacionado ao seu produto/serviço.
Por exemplo, “Instalar ar condicionado rio de janeiro” seria quase impossível se você estivesse entrando no mercado.
Em primeiro lugar, isso exigiria um grande orçamento e recursos que torna inacessível. Em segundo lugar, a classificação para um termo amplo pode não levar a mais clientes. É aqui que o conteúdo do seu blog desempenha um papel importante.
Escreva artigos perfeitos para o seu blog com essas dicas:
- Coloque o seu público em primeiro lugar
- Certifique-se que o SEO é amigável
- Utilize o tom de voz correto
- Mostre aos leitores que eles podem confiar em você
5. Considere investir em Google Ads para divulgar sua pequena empresa
Anteriormente conhecido como Google AdWords, o Google Ads está evoluindo.
No entanto, os princípios permanecem os mesmos e os fundamentos fazem parte desses oito estágios que devem ser seguidos:
- Estabeleça seus objetivos
- Faça sua pesquisa
- Defina seu orçamento
- Defina sua estrutura
- Escolha suas palavras-chave
- Seja relevante
- Use mensagens impactantes
- Otimize as campanhas
Novo planejador de palavras-chave do Google
Um dos principais estágios da criação das suas campanhas de Pesquisa de anúncios do Google é a seleção de palavras-chave apropriadas. O Google Keyword Planner foi atualizado na nova interface para ajudar nisso.
Novos recursos incluem:
- Média de pesquisas mensais – Tendências da sazonalidade
- Dispositivo utilizado – Acessos realizados por computador / tablet / celular
- Ferramentas de previsão aprimoradas
6. Crie conteúdo visual profissional
O design gráfico e o marketing de conteúdo ainda é rei, e por si só uma indústria. Seu conteúdo é uma das partes principais da sua estratégia digital.
A Nobreak Design é uma startup inovadora que apresenta um modelo de negócios que corre no sentido contrário das praticadas no mercado criativo.
Por uma taxa fixa mensal você tem acesso a um designer gráfico profissional para desenvolver todas as peças de design do seu negócio, podemos atender suas demandas todos os dias úteis e suprir suas necessidades em projetos digitais (mídias sociais, apresentações PDF, email marketing, ads, blog) e impressos (cartão de visita, folders, cardápios, catálogos, banners) e tudo mais que que seu negócio precisa para alcançar novos clientes.
Saiba mais e marque uma demonstração com um especialista.
7. Melhore seu posicionamento em SEO
O SEO é muito importante principalmente para uma empresa local.
Link building que se resume em conseguir backlinks, ou seja, links em outros sites apontando para o seu site de maneira natural ou não. O objetivo é conseguir relevância e popularidade nos mecanismos de busca, gerando mais tráfego e conseguindo melhores posições no ranqueamento dos mesmos.
Você pode criar links locais a partir de:
- Sites de jornais
- Bloggers
- Prêmios e festivais
- Sites patrocinados
8. Desenvolva o email marketing
Outra estratégia digital fundamental para sua pequena empresa é o email marketing.
Você primeiramente deve se fazer algumas perguntas, são essas:
- Você conhece o lado jurídico do email marketing?
- Você escolheu um provedor (SES, SendGrid, GetResponse)?
- Você sabe o que seus concorrentes estão fazendo?
- Você sabe como criar um email eficaz?
Se você está enfrentando problemas nessa área ou precisa solidificar seu conhecimento, separamos 5 dicas para para maximizar resultados com email marketing
9. Concentre-se em um canal de mídia social primário
As estratégias de marketing para mídias sociais estão mudando continuamente, juntamente com atualizações constantes das plataformas.
Muitas vezes, os pequenos empresários se perguntam. Em qual plataforma devo me concentrar?
A resposta é simples…
Concentre-se na plataforma de mídia social mais relevante para seu negócio e onde seus clientes estão mais ativos.
- Se seu produto/serviço for B2B, o LinkedIn e/ou o Twitter são escolhas naturais.
- Para empresas B2C, o Facebook e/ou o Instagram podem ser melhores escolhas.
Qualquer que seja sua decisão, tenha um canal de mídia social primário no qual você vai se concentrar em crescer. Como proprietário de uma pequena empresa, você provavelmente não terá o recurso necessário para gerenciar mais de um canal com eficiência.
Chatbots
A inteligência artificial é uma tendência importante para 2020. De fato, até o final de 2020, a adoção deve aumentar e os chatbots se tornarão “a norma” para os varejistas on-line.
Os chatbots estão agora na vanguarda da inovação para pequenas empresas. Como proprietário de uma empresa, nunca foi tão fácil criar seu próprio bot. O Facebook oferece um meio conveniente de criar um com capacidade limitada de codificação.
De acordo com o G2Crowd, atualmente existem mais de 300.000 chatbots no Facebook atualmente, o que a torna a plataforma preferida e mais comum para o uso de chatbots. Além disso, um estudo conjunto da Drift, Salesforce e SurveyMonkey descobriu que 69% dos consumidores realmente preferem usar chatbots para se comunicar rapidamente.
10. Faça parcerias com influenciadores
Definitivamente, essa é uma área do marketing digital que está crescendo e talvez sua empresa também deva considerar isso.
Agora, o marketing com influenciadores não é apenas para a setor da moda.
Por exemplo, você pode estar na indústria alimentícia e ter uma estratégia de divulgação de influenciadores para ajudar a aumentar a conscientização sobre a existência da sua marca, abordando blogueiros locais do setor alimentício.
Em conclusão, essas dicas devem ajudar sua pequena empresa se você usar as estratégias digitais citadas acima de forma efetiva.
Nos próximos artigos, conteúdos complementares aos pontos abordados nesse texto.