7 Dicas de design para panfletos promocionais

Os panfletos sem dúvida são classificados como os mais icônicos projetos gráficos de todos os tempos. Usamos panfletos há décadas para anunciar produtos e serviços, impulsionar as vendas e convidar pessoas para os próximos eventos.

Panfletos impressos são exibidos em vitrines, pregado em placas e distribuídos em forma de panfletagem em alguns casos.

Você também pode gerar uma versão em PDF e JPG e enviar para uma lista de contatos por e-mail ou então redimensionar e postar nas mídias sociais como o Instagram, Facebook ou Pinterest.

Em um mundo acelerado, fica cada vez mais difícil reter a atenção do seu público-alvo com panfletos promocionais, por esse motivo, criamos 7 dicas para elevar o nível do design do seu flyer de forma que você retenha a atenção do seu público-alvo e aumente suas chances dele executar a ação desejada ( ir ao estabelecimento, realizar uma ligação, pedir uma demonstração e etc.)

Dica #1 : Planeje o design do seu panfleto com o seu público em mente

 

Como em toda comunicação que você for fazer para sua empresa, você deve canalizar seus esforços em pesquisar o que seus clientes gostam e interessam, o primeiro passo será se colocar no lugar do seu público-alvo, entender o que é importante para o seu prospect e criar pontos de conexão tornando a sua comunicação mais atraente a fim de impulsioná-lo a tomar ao menos uma micro decisão naquele momento.

Um indicativo que você está seguindo no caminho correto é quando foi alcançado o objetivo da comunicação do seu panfleto, ligar para você por exemplo.

Dica #2 : Incluir uma chamada para ação

Um Call-to-action (CTA) é uma ação específica que você gostaria que o seu público-alvo executasse após consumir a informação do seu flyer. Por exemplo, ir ao estabelecimento, realizar uma ligação, pedir uma demonstração e etc.

O CTA do design para panfleto deve se correlacionar com sua estratégia de marketing atual. Por exemplo, se o atual objetivo de marketing está focado em aumentar a credibilidade, o CTA do seu projeto pode ser “deixe um comentário” com o nome do seu negócio e site para que ele faça a ação. 

Se você está tentando aumentar a quantidade de registros em um determinado evento, o CTA pode ser “Cadastre-se para o evento” com todas as informações específicas para o registro.

Não confunda seu público com mais de um CTA; escolha uma ação desejada e crie seu design do panfleto em torno dessa ação.

Dica #3 : Deixe a mensagem clara

 

Um projeto bem executado transmite a mensagem para o seu público em apenas poucos segundos. Se é preciso mais do que alguns segundos para entender o que o panfleto se trata, o público vai perder completamente o interesse pelo CTA.

Conduza sua mensagem incorporando pistas visuais como, negrito, sublinhado ou destaque, ou otimize o layout do seu panfleto para chamar a atenção para as informações mais importantes.

Uma mensagem clara e transparente significa fornecer todos os detalhes e recursos que seu público vai precisar para realizar a ação (CTA). Inclua detalhes tais como local, data, hora, preço, traje exigido, ou onde informações adicionais podem ser encontradas.

Dica #4 : Escolha suas fontes e cores com sabedoria

 

A escolha entre milhares de fontes e estilos e esquemas de cores para o design do seu panfleto pode parecer um pouco frustrante, se você não tiver um guia de marca completo para consulta.

O manual de identidade visual é um conjunto pré-selecionado de fontes, cores, elementos de design, layouts, logotipos, é uma amostra de referências que sua equipe pode fazer graficamente para desenvolver o seu panfleto.

Ter um manual de identidade visual vai guiar a sua equipe ( mesmo se o “time” é apenas você) através da escolha de cores e fontes pré-determinadas no manual você pode promover a sua marca de forma mais consistente além de facilitar no desenvolvimento das peças gráficas. Baixe agora mesmo nosso guia para criar um manual de identidade visual completo se você não possui um no lugar.

Quando se trata de escolher um estilo de fonte, não use mais de dois tipos de letras no design do seu panfleto. Usando mais do que dois tipos de letra em uma única peça você interrompe o fluxo de texto, mudando o foco para longe da real mensagem do panfleto.

Escolha um esquema de cor que para o seu projeto com base na mensagem. Use o cinza e o branco para dar sobriedade e leveza, fundo vermelho cereja que passa a sensação quente e determinada, juntamente com tons de vermelho mais escuro para causar um contraste, ousado não!?

Dica #5 : Crie equilíbrio

 

O layout é tão importante quantos as opções de fontes e cores do seu panfleto. Se existem muitas informações poluindo o layout, o público pode desistir de ler as informações até o fim.

Deixar respiros entre os elementos, espaço em branco mesmo, transmite equilíbrio. A falta de cor enfatiza os outros elementos no design, ou você pode partir para um layout mais minimalista. Tente espaçar as letras do seu texto, o que cria mais leveza ainda para o design.

*DICA BONUS* Para garantir que o seu texto não seja cortado durante a impressão, desenvolva o seu panfleto com pelo menos 3mm de sangria. 

Use a Regra dos terços para ajudar você a encontrar o equilíbrio no design. Dividir a imagem em 3 quadrantes horizontais e verticais para encontrar a interseção de terços, e colocar o ponto focal da imagem em uma das interseção.

O olho humano encontra interseção dos terços para ser o mais interessante e equilibrado dentro do ponto focal. Usar a regra dos terços pode também ajudar a criar um espaço para o título do texto principal e dar suporte para a imagem.

Dica #6 : Manter o design profissional

 

A melhor maneira de garantir que o design do seu panfleto tenha uma pegada profissional é usar uma única imagem em alta qualidade. Usar fundos com fotos em seu projeto tende a ficar esticado, por isso, escolha imagens de alta qualidade ( + 300 dpi) pois é uma obrigação para possuir nitidez, ou então, você vai acabar com uma imagem pixelizada.

Você também pode terceirizar o design do seu planfleto – e todos os outros projetos gráficos com nossa equipe de designers gráficos profissionais. A Nobreak Design oferece solicitações e revisões ilimitadas de projetos e atende dezenas de equipes espalhadas pelo Brasil.

Dica #7 : Digitalize a distribuição

Distribuir panfletos impressos embora ainda seja uma alternativa viável nos dias atuais, mas, tenha na ponta do lápis os custos com a impressão e distribuição para grandes públicos.

Felizmente, a internet existe.

Expanda o alcance da sua mensagem por pouco ou nenhum custo, com uma versão digital do seu panfleto.

Envie uma cópia por e-mail para toda sua lista de contatos, basta fazer o upload de uma arquivo PDF e usar o corpo do e-mail para criar um CTA para o panfleto.

Você também pode redimensionar o design do seu panfleto para caber nas especificações das mídias sociais (Twitter, Pinterest, Instagram, LinkedIn ou Facebook)

Não perca nenhuma novidade!

Newsletter