Saiba as 9 dicas de design gráfico para redes sociais obtidas a partir de designers profissionais e descubra o que é preciso para desenvolver designs para redes sociais que certamente vão fazer seu público clicar.
Você já deve saber que a criação de conteúdo é extremamente importante para o seu negócio, mas como convencer seu público a consumir o seu conteúdo criativo?
Duas palavras: redes sociais. Segundo o site Statista, mais de 2,62 bilhões de pessoas usam as redes sociais em todo o mundo. Se você levar em consideração nossa população atual -7,6 bilhões de pessoas, é bem provável que seu público esteja presente em uma ou mais plataformas sociais.
Não espere abrir uma conta no Instagram e obter milhares de seguidores como o GaryVee com imagens D.I.Y (Design it Yourself) ou no bom português, – Faça você mesmo, criados usando no Google Draw. Com 2,62 bilhões de clientes em potencial pesquisando nas redes sociais, o design gráfico das suas redes sociais deve-se destacar dos demais.
Dica #1: Determine uma meta
Determinar uma meta para um designer gráfico que é especialista em redes sociais é como projetar uma planta baixa de uma casa; a meta ou o objetivo do seu design, define a direção que você deve tomar durante todo o processo do criativo (ou seja, construção).
As redes sociais são locais com conteúdos que competem por atenção, por isso é melhor investir em designs atraentes que atendam especificamente ao público que você está tentando alcançar. Nenhum design para rede social agradará a todos os 2,62 bilhões de usuários presentes na web, mas tudo bem; você só precisa atingir o seu público-alvo (uma pequena fração de todos os usuários das redes sociais).
Para determinar o objetivo do seu design para rede social, faça as seguintes perguntas:
- Quem é meu público-alvo? Quem vai visualizar este design? Ou seja, quem é meu cliente ideal?
- Quais redes sociais meus clientes ideais usam diariamente?
- Qual dispositivo meu público-alvo está usando para consumir conteúdo nas mídias sociais?
- Qual é a mensagem que estou tentando passar com este criativo nesse canal?
- Que emoção eu quero transmitir com o meu design?
- Que ação eu quero que os usuários executem depois de visualizar o post?
Determinar o por que você está criando um design gráfico para rede social, ou seja, o objetivo, é o primeiro e mais importante passo no processo criativo. Todos os elementos de design serão escolhidos e projetados para esse objetivo.
Dica #2: A dimensão importa
A segunda dica de design gráfico para rede social é determinar o tamanho exato do criativo.
Toda rede social como: Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn e Twitter, exigem imagens com especificações e tipos diferentes (por exemplo, carrossel de imagens, álbum de fotos, gifs). Saiba exatamente em quais plataformas você vai compartilhar o criativo antes de iniciar.
Você precisa redimensionar e ajustar o design, de acordo com a plataforma que será compartilhado o criativo. Pode parecer entediante, mas ajustar o tamanho vai garantir que não corte nenhum elemento do design e não prejudique a experiência do usuário.
As redes sociais alteram o tamanho e tipo de design de tempos em tempos, a melhor maneira de encontrar as especificações e dimensões atualizadas é ir direto à fonte.
O Facebook oferece um extenso Guia de anúncios que destacam todos os tipos de tamanhos suportados. Já o LinkedIn, possui as especificações das imagens diretamente no LinkedIn Pages e Career Pages. E por fim, o Twitter fornece uma lista amigável das especificações criativas para anunciante para utilizar como referência.
A Rockcontent criou um guia sempre atualizado das especificações de imagem nas 8 principais redes sociais que também podem ser usadas como o seu guia completo.
Dica #3: Conte visualmente sua mensagem
As pessoas usam as redes sociais bem distraídas na maior parte das vezes, por alguns minutos e em vários momentos do dia. Utilize recursos visuais – como fotografias ou ilustrações detalhadas – com o mínimo de texto para capturar a atenção e contar a história o mais rápido possível.
As estatísticas mostram, que os humanos retém informações de maneira mais eficiente (cerca de 55% mais eficiente, para ser exato) quando combinados com elementos gráficos relevantes. Isso faz sentido por causa da maneira como nosso cérebro processa o texto; cada caractere do texto deve ser processado como uma imagem separada em seu cérebro antes que o significado de cada palavra (ou frase) seja processado como um todo. Já quando representamos graficamente o mais próximo do que queremos dizer, leva apenas alguns milissegundos para processar a informação que precisamos transmitir.
Escolha elementos visuais que disparem o gatilhos que o seu público precisa sentir. Talvez você incorpore visualmente algum ponto de dor que seu público-alvo enfrenta ou que transmita em forma de solução/alívio. Quem sabe , você simplesmente utilize o gatilho da curiosidade para fazer o espectador clicar no anúncio.
Independentemente da história que seu design gráfico esteja contando, mantenha as informações diretas com conteúdo altamente visual.
Dica #4: Por trás de um bom design, há um bom contraste
O equilíbrio certo entre claro e escuro pode dar vida a qualquer layout de design gráfico para redes sociais.
Combine cores contrastantes ( pesquise idéias de combinação de paletas de cores contrastantes ) para tornar seu design para redes sociais atrativo para o usuário.
As combinações de cores mais atraentes são as cores que se opõem na roda de cores. Alguns pares de cores opostas incluem vermelho rosado com azul marinho, verde claro com magenta e amarelo brilhante com roxo ameixa.
Evite usar cores que coincidem com a identidade da marca da rede social que você está usando, como o azul da assinatura do Facebook. Você já está competindo pela atenção com os esquemas de cores dos outros anúncios – não concorra com as cores da rede social também!
Dica #5: Estude a identidade visual do negócio
Crie uma experiência perfeita para o usuário, estude a identidade visual da empresa antes de começar a escolher os elementos de design.
A maneira mais fácil de estudar a identidade visual da marca é fazendo referência ao seu guia de marca. Um guia de marca é uma coleção de fontes pré-selecionadas, esquemas de cores, elementos de design, variações de logotipo e exemplos gráficos que representam com precisão uma marca.
Seguir o manual de identidade visual é a melhor maneira de manter sua marca consistente, criar associações imediatas com a marca é essencial. A Nivea, por exemplo, mantém a consistência da marca há anos. Suas peças gráficas utilizam sempre a fonte branca em um fundo azul com elementos de design que transmitem leveza e cuidado.
Outra maneira de estudar a identidade visual da empresa é criar padrões em posts nas redes sociais e identificar quais tiveram um maior engajamento. Investigue o tipo de imagem, layout e elementos mais ou menos 20% das postagens, para orientar você no desenvolvimento do próximo design.
Dica #6: Simplicidade é chave do negócio
A dica de design gráfico para rede social, amplamente aceita pelos nossos designers é simplesmente Mantê-la simples.
Ter um espaço pequeno para trabalhar (em comparação com trabalhos maiores, como ebooks e folders) faz com que o layout fique poluído rapidamente, prejudicando a comunicação e o entendimento sobre a mensagem que você deseja transmitir.
Siga esses princípios e evite poluir o design dos seus posts:
- Utilize elementos gráficos e ilustrações atraentes
- Limite o tipo de fonte para no máximo 2 opções (uma para o cabeçalho / título e outra para o corpo de texto)
- Evite várias cores, utilize em média 2-3 cores contrastantes (ou “complementares”)
- Deixe sempre áreas de respiro para dar contraste com os elementos coloridos do design
Lembre-se de todos os elementos de design que escolher, e verifique se cada um reflete a mensagem que você está querendo transmitir.
Dica 7: Seja impactante e cause o efeito “Scroll-Stopping”
Criar a consistência da marca é importante, mas às vezes você precisa quebrar algumas regras para ser notado pelo seu público.
A única maneira de descobrir o que realmente fará seu público parar no meio da rolagem e executar a ação desejada é testando diferentes designs na sua rede social e ver o que realmente funciona. Teste novas técnicas de design para descobrir o que faz seu público clicar (você pode se surpreender com o que eles gostam …).
Case fotografias com blocos coloridos para interromper o fluxo da imagem utilizando um título em destaque. Como alternativa, você pode criar o título usando um efeito Knockout para adicionar uma quebra de padrão, o que pode causar aquela parada na rolagem.
Use texturas ou patterns para adicionar um contraste interessante as imagens do produto. Isso funciona especialmente bem em plataformas de e-commerce que possuem “listagens” como a Magalu.
Dica 8: Tenha Foco! Concentre-se no que realmente importa.
Você sabia que para causar uma boa impressão, o ser humano precisa apenas 50 milissegundos? Com apenas 0,05 segundos para transmitir sua mensagem, seu design gráfico para rede social deve focar no que realmente importa.
Crie uma hierarquia visual para destacar o texto do título e do conteúdo.
Destaque sua mensagem, concentre o significado nas frases mais importantes. O texto do título deve ser maior (ou uma fonte bold), seguido pelas legendas e fontes com corpos decrescentes.
Guie o espectador para que ele tome a ação desejada, como “FAÇA UM TESTE GRÁTIS”, “ GANHE ATÉ 50% DE DESCONTO” ou “FAÇA O DOWNLOAD DO EBOOK”.
Dica #9: Procure inspirações modernas de design
A melhor maneira de encontrar inspirações gráficas é navegar pelas tendências atuais de design do software que você está utilizando. Reserve um tempo para conhecer as mídias sociais das principais empresas ou influencers do seu setor e guarde referências do que você gostou.
No entanto, os melhores designs para redes sociais vêm da confluência de várias técnicas de design; portanto, não tenha medo de se aventurar em novos formatos afim de buscar inspiração. Se você estiver criando um design para o ramo de saúde e bem-estar para o instagram, provavelmente irá encontrar grandes inspirações pesquisando saúde e bem-estar no Pinterest, Facebook ou mesmo no Google Imagens.
Dica #10: BÔNUS
Consegue explicar de forma clara e objetiva os designs que você precisa para suas redes sociais, vou te passar uma dica bônus.
Se você precisa de um designer para atender suas demandas no desenvolvimento de postagens e ads para suas redes sociais, ou qualquer outro design digital ou impresso, conte com a nossa equipe de designers profissionais.
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