As paletas de cores são essenciais para a marca e para o design gráfico. Dependendo da combinação que você escolher, você pode transmitir diferentes sensações e personalidades. Embora possa ser emocionante usar uma infinidade de cores em seus designs, seu conteúdo pode ser tão eficaz se você criar e usar paletas derivadas de uma única cor – também conhecido como esquema de cores monocromáticas. Neste artigo, mostraremos dicas e truques para implementar a magia monocromática nos seus designs.
Linguagem da cor monocromática
Antes de começar, vamos dar uma olhada no vocabulário por trás das paletas de cores sólidas. Matizes ou cores puras formam a família de cores dominante. Existem 12 tons na roda de cores tradicional, composta por cores primárias, secundárias e terciárias. As cores primárias são vermelho, amarelo e azul. As cores secundárias são verde, roxo e laranja. As cores terciárias situam-se entre uma cor primária e uma cor secundária, por exemplo laranja-vermelho ou verde-amarelo.
A palavra “monocromático” vem da palavra grega antiga “monochromos”, que significa “ter apenas uma cor”. Uma paleta monocromática consiste em apenas um matiz básico agregado em várias tonalidades, sombras e tons.
Tonalidades
São criadas adicionando branco a uma cor. Isso ajusta a luminosidade de uma cor. Cores pasteis como azul celeste e rosa marshmallow são matizes.
Sombras
São criadas adicionando preto a uma cor. Isso ajusta a escuridão de uma cor. Uma cor pode ser escura e ainda viva, como vermelho cereja ou verde floresta.
Tons
São criados adicionando cinza a uma cor. Isso ajusta a vibração de uma cor. Uma cor pura é saturada, vívida e intensa. Quando o cinza é adicionado a uma cor, ela se torna mais opaca.
Escolhendo e usando uma paleta monocromática
Agora que sabemos tudo sobre tonalidades, tons e sombras, é hora de ser criativo! Veja como criar uma paleta de uma cor para um design monocromático.
Selecione sua cor de base com cuidado
A cor de base é o ponto de partida do seu design monocromático. Para uma paleta de cores monocromáticas, esta é a cor original na qual você deseja que seu design monocromático se baseie.
Lembre-se de que a cor que você escolher afetará a forma como o seu público perceberá o design final. Na verdade, há muito conhecimento sobre a psicologia das cores no marketing. Por exemplo, o vermelho é poderoso e energético, o verde representa harmonia e crescimento e o roxo pode ser luxuoso ou místico.
Embora seja importante ficar de olho no seu público-alvo e ser um pouco metódico em suas escolhas, não há problema em seguir seu coração também. Em outras palavras, experimente sua cor favorita! Se você puder se identificar pessoalmente com sua marca, há uma boa chance de sua cor favorita fazer maravilhas.
Além disso, sua cor de base não precisa ser um matiz dominante na roda de cores, como vermelho, azul ou verde. Você pode escolher um tom como o rosa bebê, um tom como o marrom cáqui ou um tom como o azul meia-noite.
Depois de escolher sua cor e expandir sua paleta, lembre-se de que o pigmento mais brilhante e saturado – aquele que veio com menos preto, branco e cinza – provavelmente se destacará mais em seu design. Por exemplo, o azul primário pode “ofuscar” suas contrapartes marinho, azul celeste e ardósia.
Considere o uso de cores fluorescentes
As cores fluorescentes (ou neon) são versões muito mais claras dos tons regulares da roda de cores. Pense em verde neon, rosa fúcsia, azul elétrico e amarelo realçador. As cores neon refletem e emitem mais luz, tornando-as muito fáceis de serem exibidas na tela. Lembre-se de que as cores neon são mais caras para imprimir – pergunte à sua gráfica se eles possuem pigmentos fluorescentes ou amostras Pantone especiais. Se você está tentando imprimir suas cores neon com uma impressora normal, esteja preparado para que suas cores digitais fortes se tornem opacas. Mas se o seu público é principalmente online, vá em frente!
Considere usar tons de cinza
Tecnicamente, preto e branco não são cores, e sim “tons”. Você pode optar por não usar nenhum dos matizes básicos, optando por uma paleta em preto e branco ou em tons de cinza.
Expanda sua paleta com tonalidades, tons e sombras
O uso de apenas uma cor não precisa ser um fator limitante. Você pode ser tão criativo quanto quiser e refletir diferentes tipos de personalidades de marca.
Os designs monocromáticos podem ser sinceros e expressivos. Você pode conseguir isso usando mais preto, branco e cores puras da roda de cores, pois essa abordagem é de alto contraste, mais barulhenta e dinâmica.
Você também pode diminuir o volume com uma paleta mais neutra e moderada. Use mais tonalidades, tons e sombras para uma aparência de baixo contraste. Esse resultado pode ser calmo, sutil e até artístico devido à grande variedade de cores.
Preste bastante atenção ao Contraste, Hierarquia e Utilidade
A seleção de cores simplificada de uma paleta de cores de design monocromático torna alguns aspectos do design mais fáceis de enxergar para o espectador. É ainda mais importante procurar contraste, hierarquia e unidade.
Contraste
Se refere a como os elementos são apresentados de maneira diferente o suficiente para criar interesse visual e drama. Alto contraste significa ênfase. Como você está usando uma paleta monocromática, não é mais possível criar contrastes com cores opostas (por exemplo, vermelho e verde). Tente contrastar com tamanho e textura – formas grandes ao lado de formas pequenas, texturas ásperas ao lado de cores planas. Destaque-se de outros designs com estilos e elementos da moda. Isso é especialmente útil quando você está usando uma paleta neutra de baixo contraste.
Hierarquia
Se refere ao peso visual de um elemento. Independentemente de você usar uma paleta de cores de baixo ou alto contraste, dê ao seu elemento principal o domínio, colocando-o no primeiro plano visual de sua composição.
Utilidade
Refere-se como todos os elementos de design trabalham juntos para se comunicar de maneira eficaz. Um design uniforme é compreendido mais rapidamente pelo espectador, o que facilita a compreensão do meio e da mensagem.
Considerações Finais
Se você fosse criar um visual monocromático para sua marca, que cor escolheria? Os talentosos designers da NoBreak Design podem dar vida às suas reflexões monocromáticas. Nosso serviço de assinatura de taxa fixa oferece solicitações (e revisões) ilimitadas – e se isso significa ajudá-lo(a) a descobrir a melhor paleta monocromática para sua marca, estamos prontos.