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Como criar um manual de marca completo para sua empresa

Leve o guia completo de marca para sua casa!

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O que é um manual de marca?

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O manual de marca, é um documento apresentado em um pequeno livro ou arquivo PDF, que inclui padrões e aplicações que fazem parte da comunicação visual da marca.

Pense em um manual de identidade visual, como um filtro para tomar decisões quando for criar conteúdos para a sua marca.

Este guia define padrões para a criação de todo o conteúdo do seu negócio, a maneira correta usar as imagens, textos e elementos de design para manter a experiência da sua marca consistente.

Sua marca permanece consistente, se cada membro da equipe seguir o mesmo processo na tomada de decisão ao desenvolver conteúdos. Com o guia de marca compartilhado, a sua equipe será capaz de tomar decisões de design rapidamente, desenvolvendo sobre uma experiência de marca já existente. 

Porque minha empresa precisa de um manual de marca?

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Tudo que seus clientes precisam saber sobre a sua marca vem do que eles ouvem, lêem ou escutam, sendo assim, todas as suas necessidades publicitárias são representadas adequadamente no manual.

Imagine por um momento que você tem um gato de estimação e ao rolar o feed do Facebook, você se depara com uma propaganda de uma nova loja online de pets. O anúncio possui imagens de gatinhos interagindo com os brinquedos da loja, e logo abaixo possui a seguinte copy: “Dê a seu amigo peludo um novo brinquedinho!”.

Assim que você clica no vídeo do anúncio para comprar aquele brinquedo novo para o seu amigo peludo, você é direcionado para uma página com ofertas de brinquedos para cães.

Você fica confuso e frustrado por não encontrar o brinquedo para o seu gato, e irado por perder seu tempo navegando em uma outra janela.

A loja de pets acaba de perder um potencial comprador, porque a experiência de navegação do possível cliente não foi consistente.

Se o gestor de anúncios não segue o mesmo guia de quem desenvolveu a página de destino, as taxas de conversão vão diminuir drasticamente, pois gera uma experiência inconsistente, movidas por confusão e desconfiança.

Os clientes precisam saber que podem confiar na sua empresa, pois, você oferece uma experiência consistente o tempo todo.

Um bom manual de marca é feito de quais elementos?

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Um bom manual de identidade visual deve conter a maior parte, se não, todos os seguintes itens:

 

Logos e variações

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Se você já possui um logo desenvolvido para o seu negócio, o seu manual da marca deve conter todas as variações do logotipo. 

Por exemplo:

É aceitável utilizar logotipos responsivos de acordo com o dispositivo de reprodução?

Existe alguma pequena variação do símbolo e o nome da empresa na mesma composição?

Ter todos os arquivos em mãos, vai garantir que o seu logotipo não será alterado de nenhuma forma e que não irá violar os direitos autorais ou padrões estabelecidos para a marca.

 

Esquema de cores

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Quando se trata de cores para a marca, menos é sempre mais.

A grande regra de ouro é escolher duas cores principais e uma cor de destaque. As cores principais da marca, devem ser aplicadas em toda comunicação visual, como: Website, anúncios e papelaria, por exemplo. Já a cor de destaque deve ser usada com uma menor frequência, utilizando apenas para realçar alguns elementos.

Embora o indicado para o esquema de cores são 3 tons, não pense que isso limitará o potencial do seu design; o uso de tons diferentes de cada cor pode criar uma paleta de cores secundária, para você utilizar.

Certifique-se de ter cores exatas em formato RGB e CMYK, assim, a cor não sofrerá alterações, seja para designs digitais ou impressos.

 

Fonte e tipografia

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Sua mensagem só se torna eficaz, se alguém realmente a ler. Verifique se o seu texto está usando uma tipografia que condiz com a situação.

Escolher uma fonte para combinar com a sua comunicação visual é muito parecido com escolher um sapato para combinar com a sua roupa; comece determinando o tom. Você está vestindo roupas sociais para uma ocasião formal ou aquele seu jeans rasgado para uma ocasião informal? Se for a primeira opção, você deve escolher um par de sapatos mais formais. Se for uma ocasião informal, você pode escolher algo mais casual.

Elementos para o Design

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Ao criar conteúdo, os elementos de design são muito importantes e devem ser considerados. Você quer que sua marca se torne artisticamente mais agressiva, amigável, suave ou elegante e profissional? Os elementos de design ajudam a criar e transmitir “sensações” para sua marca, portanto, escolha padrões aceitáveis de design.

Os elementos de design incluem as imagens que serão escolhidas, elementos estes, que transmitem com precisão uma sensação para sua marca, iconografia padrão, filtros ou sobreposições em fotos.

Nessa seção, inclua vários exemplos no seu manual de identidade visual.

O mesmo vale para a tipografia; antes de decidir qual fonte escolher, você precisa determinar o tom da mensagem. Se o tom da sua marca for sério e formal, escolha uma fonte clássica e sutil, como: Helvética ou Lato. Se o tom for despojado e divertido, escolha algo como Guttenwell.

Não há problema em escolher fontes diferentes para o mesmo conteúdo, desde que você permaneça na mesma família tipográfica. Tente usar negrito, itálico ou ajustar o tamanho da fonte para adicionar contraste.

 

Proposta de Valor

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Quais necessidades seu produto ou serviço resolve? Como é a relação entre valor e preço? Quais aspectos de diferenciação seu produto ou serviço possui frente aos concorrentes? Ter sua proposta de valor por escrito, ajudará a manter a mensagem da sua marca consistente.

Pense na jornada de compra do cliente por um momento:

Digamos que João se encaixa no seu público-alvo e precisa do seu produto ou serviço. Ele vê um anúncio nas mídias sociais que captura sua atenção e clica. João é redirecionado para uma página de destino com mais informações sobre seu produto ou serviço, onde preenche um formulário com suas informações como: nome e email.

Mas e se, a página de destino em que João foi redirecionado não se parece com o anúncio que ele clicou? E se no anúncio oferecesse uma “avaliação gratuita”, mas na página de destino oferecesse apenas uma avaliação “sem risco” e o mesmo necessita desembolsar o valor da assinatura para começar?

João agora está frustrado por ter sido “enganado”, por ter clicado no anúncio, e provavelmente vai sair do seu site antes mesmo de inserir seu e-mail. 

Não perca clientes por pecar na copy dos anúncios, nos benefícios que seu produto/ serviço possui ou na promessa da marca. Um manual de identidade visual, inclui um copy para mostrar os recursos que sua marca oferece (O que o seu produto ou serviço pode fazer pelo cliente?), promessas da marca (Você oferece uma avaliação gratuita ou uma avaliação sem riscos?) E qualquer frase de efeito ou frases que possam ser usadas literalmente em qualquer conteúdo publicitário.

Voz da marca

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A proposta de valor, descreve o que dizer sobre o seu negócio. Estude bem o seu mercado para não prejudicar a eficácia da sua mensagem.

Para encontrar a voz da marca, primeiro você precisa declarar sua missão.

Determine e declare sua missão, de forma verdadeira, pois você deve se manter fiel por toda a vida da marca, não importa quanto o seu negócio cresça.

Nós da Nobreak Design declaramos nossa missão: mudar vidas através da criatividade. Essa é uma meta bem abrangente, mas nossa equipe leva em consideração antes de iniciar qualquer novo projeto, promoção ou campanha. Na copy para anúncios, mostramos como a vida de alguém pode mudar através da criatividade! Caso contrário, como podemos alterar de forma criativa ou verbal a mudança de uma vida após utilizar o nosso serviço? 

Declarar sua missão, ajudará todos os membros da equipe a tomar decisões de design com mais rapidez e eficácia. Crie vários exemplos para sua marca que capturem sua missão de forma precisa e concisa. Inclua várias revisões e alterações em uma página, contendo descrições curtas da marca e exemplos de copy para anúncios. 

 

Minha empresa precisa de um manual de marca ?

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Sim! Toda empresa precisa de suporte e uma visão extensa da marca, se você é empreendedor, um único funcionário ou você é um dos milhares de funcionários.

Dê à sua equipe um manual de identidade visual consistente e garanta que um conteúdo de qualidade será entregue à comunidade e a seus clientes – crie o seu manual de identidade visual completo hoje!

A Nobreak Design criou esse guia que você está lendo e adoraríamos criar um para o seu negócio.

 

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