O marketing para Ecommerce evolui de forma constante, portanto, é necessário sempre inovar em recursos tecnológicos e em mídias sociais. Neste jogo, você acompanha o mercado ou fica para trás se tornando irrelevante. Nos dias de hoje, é importante progredir, avaliar e reajustar suas táticas constantemente.
Segundo as estatísticas, espera-se que 13,7% das vendas no varejo em todo o mundo este ano venham do Ecommerce e o número deverá crescer para 17,5% até 2021. Somente esses dados mostram o enorme potencial de crescimento do Ecommerce. Imagine quanto os empreendedores podem ganhar se souberem implementar estratégias.
A importância de um ótimo plano de marketing para Ecommerce
Em um primeiro momento não dê muita enfase em ter um ótimo plano de marketing para o seu Ecommerce. Com todo mundo passando pela superestrada da informação, uma empresa que visa o sucesso não pode se dar ao luxo de tomar como certa suas estratégias de marketing.
É importante elaborar um plano de marketing e ter flexibilidade para ajustá-lo ao longo do caminho. Tudo vai depender da resposta do consumidor, dos eventos atuais e do surgimento de novas tecnologias e tendências sociais.
Estratégias de marketing bem-sucedidas em 2019 para Ecommerce
Aqui estão algumas das estratégias de marketing que podem ajudar sua empresa a estar em sua melhor forma em 2019. Observe como o design gráfico desempenha um enorme papel em todas as estratégias. O objetivo é melhorar o recall da marca e criar uma experiência exclusiva de venda para a sua empresa.
Atualize seu site
O que poderia parecer inovador em 2016 pode parecer normal ou pior, desatualizado em 2019. A atualização regular do seu site garante que seu apelo visual seja mantido atualizado. Ele também permite que você inclua no negócio novos desenvolvimentos – seja uma nova linha de produtos, um evento que você está co-patrocinando ou uma instituição de caridade que a sua empresa apoia.
Carolina Herrera, um dos negócios que chegou à lista dos 10 principais sites bonitos e criativos, mantém sua interface simples, atual e interessante ao mesmo tempo. A consultoria de um designer gráfico profissional certamente ajudaria o seu site deixando sempre atualizado e avassalador. Os sites de Ecommerce mais bem projetados tornam-se consistentes com sua identidade e sem ter muitos elementos que distraem o público de conhecer a marca e o que ela representa.
Conheça o ciclo de compra de seus clientes
Estude o comportamento de compra dos seus clientes e ajuste sua estratégia de marketing para Ecommerce conforme necessário. De onde vêm os clientes antes de acessar o site? É através das mídias sociais ou através de um anúncio on-line? Quanto tempo eles permanecem no seu site e quantas vezes eles precisam retornar antes de comprar? Avalie esses dados e ajuste sua estratégia de acordo com esses parâmetros.
O remarketing é uma das estratégias mais importantes aplicadas ao ciclo de vendas. Se a maioria dos seus clientes não compra nada na primeira visita à loja, as mídias sociais são uma ótima maneira de lembrá-los sobre o seu produto ou oferecer outros itens nos quais eles também possam estar interessados. Crie seus anúncios de remarketing esteticamente agradáveis para reacender o interesse do seu cliente em comprar algo da loja.
Tráfego pago
Banner Blindness é um fenômeno em que os usuários da Internet ignoram os recursos visuais e banners. Consciente ou inconscientemente, é um exemplo de como o uso repetido da mesma estratégia de publicidade on-line pode fazer com que o público perca o interesse. Ser inovador e criativo com materiais de tráfego pago, seja no Facebook, Instagram, Google Ads ou qualquer outra plataforma on-line, garante a sua atenção por parte dos espectadores.
Manter os anúncios visuais pagos atualizados e emocionantes é a única maneira de impedi-los de rolar para baixo e conferir sua oferta. A Starbucks geralmente cria posts no Facebook que são visualmente agradáveis, e simples o suficiente para não se distraírem da oferta ou da promoção.
Forneça o máximo de detalhes visuais do produto
Diferentemente de uma loja em que os clientes podem tocar e sentir o produto, os Ecommerce exigem que os clientes confiem e finalizem o pagamento de uma mercadoria antes de vê-la pessoalmente. Espera-se que os clientes hesitem em comprar on-line, especialmente para itens caros. Uma maneira de combater isso é fornecer riqueza visual, fornecendo fotos nítidas do produto com recursos de ampliação.
Também seria útil fornecer fotos das partes do produto que os clientes normalmente verificaram. Por exemplo, se eles fossem comprá-lo em uma loja física, eles verificariam as costuras das roupas ou o zíper das bolsas. A Adidas, por exemplo, oferece fotos de quase todos os ângulos possíveis dos seus sapatos, com opções de ampliação. Isso permite que os compradores online dêem uma boa olhada em seus produtos. Além disso, incentive-os a clicar no botão adicionar ao carrinho e, eventualmente, prosseguir com o pagamento.
Otimize o checkout
Segundo um estudo, a taxa média de abandono de carrinho de compras on-line é registrada em torno de 69%. E a principal razão pela qual os compradores optam por não prosseguir com a compra é o alto custo de taxas extras, como frete e impostos. Isso pode ser solucionado informando seus clientes sobre custos de entrega antes que eles procedam para o checkout. Além disso, uma maneira de otimizar o check-out do seu Ecommerce é facilitar o máximo a compra reduzindo as etapas. Ter um longo processo de checkout pode acabar com o ritmo de compras do seu cliente ou fazê-lo mudar de ideia sobre a compra.
Mantenha suas mídias sociais sempre atualizadas
Com os usuários da Internet gastando uma média de 2 horas e 22 minutos por dia nas mídias sociais, de acordo com um estudo, manter as contas atualizadas é essencial para qualquer negócio. Faça um planejamento de mídia e crie postagens visualmente agradáveis, de forma regular e consistente para o seu público.
Outro aspecto do uso das mídias sociais é aproximar sua marca dos clientes, respondendo prontamente os comentários e mensagens. Isso humaniza a interação deles com a sua marca, permitindo uma experiência de compra agradável.