As pessoas de relações públicas e marketing são como motoristas. Eles dirigem os passageiros na direção certa. Se houver obstáculos ao longo do caminho, eles tentam pensar em outra forma para chegar ao destino de uma forma ou de outra.
Semelhante aos negócios, o marketing também é um aspecto rudimentar do crescimento da empresa. A pessoa de relações públicas e a equipe de marketing traçam a linha do sucesso e do fracasso. E a maioria deles obteve sucesso na organização de eventos. Seja para reconhecimento da marca, lançamento de produtos, vendas ou construção de autoridade, os eventos são uma maneira divertida e envolvente de se conectar com clientes e possíveis prospects.
No entanto, nem sempre é fácil. Toda a equipe precisa criar idéias eficazes de campanhas de marketing para que os eventos sejam bem-sucedidos. E isso significa ter uma grande participação!
Benefícios dos Eventos para Empresas
Eventos podem ser uma maneira poderosa de se comunicar com o público-alvo. Se uma empresa, junta esforços com a equipe de marketing, e se concentra nas estratégias promocionais certas, poderá prever altos retornos a menores custos. Além disso, aqui estão algumas razões pelas quais você deve reforçar as idéias de campanhas de marketing para seus eventos.
Reconhecimento de marca
A organização de eventos promoverá sua marca e permitirá que as pessoas se conectem com ela em nível pessoal. Ao organizar esses eventos, os participantes geralmente vão em grupos. Então pense nisso: quanto mais amigos eles trazem, melhor para sua empresa.
Expanda sua comunidade
Você nunca sabe quantas pessoas apoiam a sua empresa até que você as encontrem. Hospedar eventos não apenas expandirá sua comunidade, mas também trará mais engajamento no mundo online. Pense nas mídias sociais.
Agregue valor à sua marca
Quando você organiza seminários de lideres ou eventos motivacionais, sua marca gera autoridade, se torna mais valiosa e isso tudo, em benefício da comunidade.
Se as pessoas virem mais valor em sua empresa, provavelmente se relacionarão com sua marca.
Ganhe confiança
Conectar-se ao seu público em um nível divertido e pessoal ajuda bastante. Promover eventos desperta no outro, a percepção de que sua empresa vai além de conquistar clientes. E, por sua vez, permitirá que as pessoas vejam a sua marca por um ponto positivo.
Melhores ideias de campanhas de marketing para eventos
Trabalhar com inserções em programas de rádio
Aproximar-se de apresentadores de programas de rádio locais, pode ser uma maneira econômica de promover o seu evento. Ou seja, se você encontrar apresentadores com público-alvo semelhantes. Quem sabe? Você pode até deixá-los patrocinar seu evento. E, se todos os sistemas forem negociados, eles podem lhe dar alguns segundos de tempo de programação para promover o evento gratuitamente.
Abordagem dos influenciadores locais
A escolha dos influenciadores mais adequados é o elemento-chave na promoção do seu evento para seus amplos seguidores. Digamos que você seja uma empresa de vestuário que deseja lançar sua nova linha de roupas por meio de um pequeno evento de moda. Desnecessário seria dizer que você gostaria de abordar um influenciador que tenha senso de moda semelhante à sua marca. O marketing de influenciadores é uma das idéias crescentes de campanhas de marketing para eventos, porque as pessoas admiram pessoas com autoridade. E uma vantagem é que isso pode ser aplicado a qualquer setor. Desde que você escolha o influenciador certo para a sua marca, você certamente alcançará o sucesso.
Campanhas em vídeo
Se você tiver palestrantes famosos durante sua conferência ou uma banda popular que irá realizar um show, crie hype por meio de vídeos. Destaque-os em vídeos divertidos e atraentes que tornam irresistível a participação de pessoas. E não deixe o hype acabar. Mantenha-se consistente com o marketing de vídeo, para que as pessoas se lembrem e salvem em seus calendários. Esteja você criando um vídeo de alta qualidade, usando recursos de vídeo ao vivo no Facebook ou utilizando o Stories do Instagram, mantenha seus seguidores envolvidos até a data do evento.
Use a segmentação geográfica do Facebook
Se você está prestes a planejar um evento, o primeiro grupo de participantes que você provavelmente convidará são pessoas na área ou arredores em um raio de 16 quilômetros. Se você já investe em anúncios do Facebook, a segmentação geográfica o ajudará a restringir seu público-alvo, sem gastar muito dinheiro no seu anúncio.
Aproveite as ferramentas de CRM
O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta útil para gerenciar e monitorar todas as interações, compromissos e relacionamentos com clientes existentes e possíveis clientes. Se você não possui um software de CRM, é hora de usá-lo. Se você já tiver, mantenha contato com os clientes para promover o seu evento.
Campanhas de email marketing
Um convite por e-mail é uma campanha de marketing eficaz para promover seu evento – se bem feito. Se você possui uma extensa lista de emails de clientes, use-a para sua vantagem. No entanto, não é tão fácil quanto enviar uma mensagem de texto para o seu amigo convidando para ir a sua nova boate que abriu na sua rua. E-mails frios são desafiadores. Conseguir que eles cliquem e abram seu email é apenas metade do desafio. A outra metade é como fazê-los ler até o fim. Um truque que você pode fazer ao promover seu evento é tentar não parecer que está vendendo algo. As pessoas não gostam quando sentem que estão tentando vender algo. Promova seu evento de maneira casual e pessoal, como convidar um amigo para tomar alguns drinks.
Distribua panfletos e coloque cartazes
O marketing tradicional está morto, nunca diga isso. Panfletos e pôsteres ainda são ideias inteligentes de campanhas de marketing para eventos. Uma vantagem é que ele funciona como a segmentação geográfica do Facebook -de maneira manual. Tudo o que você precisa fazer é ir para áreas onde você acha que seus clientes em potencial estão. Obviamente, um panfleto ou cartaz com imagens surradas não atrai os participantes do seu evento. Verifique se é de alta qualidade o suficiente para representar sua marca. Existem ferramentas que você pode usar on-line se quiser evitar pagar por designers gráficos.
Arrumando tudo
Essas idéias de campanhas de marketing para promover eventos não serão prejudiciais. Mas se você deseja uma participação máxima, gastar um pouco de dinheiro com táticas promocionais é um dado adquirido. Independentemente do tipo de negócio que você possui, experimentar essas idéias de campanhas de marketing resultará em uma experiência única.