guia-logo-design-logotipo

Não contrate um designer para criar o seu logotipo até que você leia isso!

Não contrate um designer para criar o seu logotipo até que você leia esse guia!

 

Este guia é para CEO’s de Startups e proprietários de pequenas empresas que nunca tiveram um logotipo criado por um profissional. Deixe esse artigo ser o seu guia e ajuda-lo a navegar pelos terrenos acidentados do mundo do design gráfico.Seu logotipo é a peça mais importante que será feita para você dentro ramo do design gráfico. É a parte mais delicada para alterar posteriormente se você decidir mudar de marca.

 

Então, se você nunca contratou um profissional para projetar um logotipo para você antes, não apresse o processo. Utilize um pouco do seu tempo realizando pesquisas, e leia esse artigo! Você vai saber pelo menos 80% dos problemas que pode evitar.

Um logotipo profissional é realmente necessário?

Sem dúvida sim. Ao longo de meus 10 anos como designer gráfico, desenvolvedor e consultor de marcas, nunca (em especial, NUNCA) vi uma empresa de sucesso que não contratou um designer de logotipo. O designer de logo pode ser alguém conhecido, freelancer ou uma agência de design – não importa. Contanto que seja alguém com capacidade real para criar um logotipo para você.

Eu vi muitos fundadores e donos de empresas tentarem projetar um logotipo e optarem por não contratar um designer para criar seu logotipo e economizar algum dinheiro, apenas para se arrependerem mais tarde quando eles finalmente pesquisarem seus concorrentes e perceberem o quanto mais profissionais e elegantes eles são.
Esta pergunta poderia ter sido respondida com um simples “sim”, mas eu quero ter certeza de que ela foi profunda e que você percebeu como é importante NÃO desvalorizar a peça gráfica mais importante que sua empresa possuirá e incorporará.

Quem devo contratar para projetar meu logotipo?

Não há escassez de opções se você quiser contratar um designer para criar o seu logotipo. Antes de contratar um designer de logotipo, você precisa ajustar suas expectativas e também está ciente do compromisso que será exigido de você.

Freelancers: Se você contratar um freelancer, o custo será baixo, no entanto, você será o gerente do projeto e responsável pela maior parte do trabalho administrativo. Então, se você estiver com orçamento baixo e tempo extra para trabalhar monitorando de perto seu próprio projeto de logotipo, essa opção foi feita para você.

Agência: Se você precisa ter o melhor e não pode comprometer a qualidade, sua melhor opção é contratar uma agência. O custo será alto, você não precisará estar constantemente gerenciando ou cobrar alguém sobre o seu projeto, e a qualidade geralmente será melhor do que contratar um freelancer.

Designer gráfico interno: Essa é a opção mais cara que produz o menor resultado. A menos que você tenha o orçamento para contratar um bom designer interno e tenha bastante trabalho para ele, não fará sentido financeiro trazer alguém apenas para fazer alguns projetos.

Concursos on-line : Os serviços online são uma boa opção para empresas que não têm uma missão / visão / valores totalmente definidos. Se você realmente não sabe o que está procurando e quer escolher entre uma grande seção de designs através de um concurso online, esta é uma ótima opção.

Design gráfico ilimitado: Uma plataforma de design que oferece design gráfico ilimitado a uma taxa fixa mensal. Essa opção é boa se você tiver um orçamento apertado, precisar de muito mais trabalho, além de seu logotipo e desejar ter um toque mais pessoal, com um designer de verdade com quem possa bater papo.

Fazendo você mesmo: Não.

Este é apenas um resumo geral das formas mais comuns de contratar um designer de logotipo. Leia mais para encontrar uma análise detalhada e completa de cada um e veja qual se encaixa melhor para você.

Quanto deve custar?

Se você quiser contratar um designer de logo, espere pagar entre R$ 1.000,00 e R$ 2.500,00 por algo sólido. Achou que eu não daria uma resposta direta? Na maioria das vezes, as pessoas vão rodear em torno desta questão e dar-lhe uma resposta “bem, depende …”. Não depende. Deve custar entre R$ 1.000,00 – R$ 2.500,00. Qualquer coisa além disso, você provavelmente está gastando demais em seu logotipo. E qualquer coisa abaixo disso, você provavelmente não conseguirá o que quer. Qualquer coisa entre R$ 1.000,00 – R$ 2.500,00 é um investimento mais seguro.

Agora, isso não desconsidera o fato de que algumas agências cobrarem um preço maior por um projeto de criação de logotipo. O serviço que você teria com uma agência inclui muito mais do que apenas o trabalho de design. Eles trabalharão com você fazendo uma pesquisa de mercado, proposta de valor e posicionar sua marca corretamente. Basta saber se você está escolhendo uma agência que está incluindo uma infinidade de outros serviços, e não apenas o design de logotipo. Na maior parte das vezes, você está apenas procurando por um logotipo. Isso gira em torno de R$ 1.000,00 – R$ 2.500,00 e é onde você deveria estar procurando.

Quanto deve demorar?

Geralmente não tanto tempo. Se você está trabalhando com uma boa empresa ou freelancer confiável, você pode esperar obter seu primeiro rascunho dentro de 2 a 3 dias. As revisões não devem levar mais de um a dois dias para serem concluídas e, dentro de uma a duas semanas, você provavelmente terá seu logotipo concluído. Esse processo depende muito da sua capacidade de fornecer feedback de qualidade e claro, bem como da capacidade de expressar exatamente o que você quer e não quer. Se você contratar um designer de logotipo, lembre-se de que eles só podem desenvolver mais rapidamente o seu projeto a partir do momento que você fornece feedback e instruções. Se você demora a dar feedback ou não consegue expressar claramente o que quer, se prepare para atrasos.

Contratação de um designer de logotipos on-line (freelancer)

Contratar um freelancer é rápido, fácil e barato. No entanto, existem algumas coisas importantes que você deve saber antes de contratar. É realmente uma aposta! A menos que você tenha sorte e encontre um designer altamente talentoso e confiável, seu logotipo provavelmente levará muito mais tempo para ser concluído do que o prometido. Eles podem não responder às vezes, e suas críticas/comentários podem sair pela culatra e virar contra você rapidamente. Às vezes, parece que você está andando em cascas de ovos trabalhando com o seu freelancer, porque você não quer ser muito severo e magoar seus sentimentos, fazendo com que eles abandonem seu projeto e deixem você pendurado. Outras vezes você recebe um Sim -Uma pessoa que diz sim a qualquer coisa e a tudo que você pede, vai raramente cumprir a promessa.

Apesar do custo, trabalhar com freelancer exigirá muito trabalho administrativo para garantir que você obtenha seu logotipo. Se você tem muito tempo livre e uma sede de começar o seu negócio, vale a experiência. Se você estiver procurando por um relacionamento de trabalho mais robusto e confiável, considere a contratação de um profissional interno ou a contratação de uma agência.

Prós:

  1. Acessível

Contras:

  1. Comunicação não confiável
  2. Entrega imprevisível
  3. Você é o gerente de projeto – requer muito trabalho administrativo de sua parte

Contrate um freelancer se…

Você é uma nova startup/empresa com um orçamento baixo que procura contratar um designer de logotipo e precisa de alguns pedidos de design aqui e ali.

Onde contratar freelancers?

Você pode encontrar freelancers na sua rede do LinkedIn e também nos seguintes sites.

  1. Workana
  2. Freelancer
  3. Prolancer

Contratação de um designer de logotipo interno

Você não pode, exatamente, contratar um designer de logotipo para fazer apenas logotipos para sua empresa, a menos que esse seja seu modelo de negócios. Um designer interno é uma ótima opção se seu modelo de negócios realmente requer um designer em tempo integral. O design do logotipo não deve ser o motivo pelo qual você está contratando alguém. Se você é uma empresa de web design, então, por todos os meios, coloque um. Se você é um escritório de advocacia, isso pode não ser o melhor investimento. Considere também o tipo de pessoa que seu designer é. Se o designer é criativo, divertido, muito comunicativo e está constantemente buscando algo criativo para fazer. Eles não durarão muito se você não fornecer trabalho significativo para eles.

Prós:

  1. O design do logo “pode” ser bom
  2. Pode ser entregue a tempo
  3. Eles podem ter uma melhor compreensão da marca e da empresa

Contras:

  1. Folha de pagamento
  2. Seguro Social
  3. Plano de saúde
  4. Precisa de trabalho significativo + atenção

Contrate um designer gráfico se…

O modelo de negócios da sua empresa realmente requer um designer gráfico. Além disso, não há nenhuma boa razão para contratar um designer interno apenas para projetar seu logotipo.

Onde contratar um designer interno

Não há melhor maneira de encontrar talento local do que chegar à sua rede imediata ou colocar um post no Catho ou no Infojobs.

Contratar uma agência

Se a sua startup/empresa tem o fluxo de caixa para apoiar a contratação de uma agência, então vá em frente. No entanto, saiba quais são os benefícios que a agência pode lhe trazer pelo que está pagando. Normalmente, você não contrataria uma agência apenas para criar um logotipo para você. Você contrataria uma agência para ajudá-lo com a marca e isso pode vir na forma de uma completa pesquisa ou de algum outro nome fofinho que eles dão para um serviço que ajude seus clientes a solidificar sua identidade de marca, missão, visão, valores e mais uma lista que tem 9 metros aproximadamente. Você provavelmente estará trabalhando com um gerente de projetos, um gerente de contas, um designer gráfico e algumas outras pessoas de sua equipe, tenha certeza disso. Seu envolvimento será fundamental. Haverá muitas chamadas, reuniões, e-mails indo e voltando, e valerá a pena se você precisar do pacote completo de pesquisa.

Prós:

  1. Pesquisa total da sua marca
  2. Logotipo de qualidade
  3. Entregue no prazo

Contras:

  1. Caro
  2. Requer total comprometimento de sua parte

Contrate uma agência se…

Você tem o orçamento, a necessidade e o comprometimento de tempo. E se a qualidade não é algo que você pode comprometer.

Onde contratar agências?

Basta ir ao Google e procurar “Agências de Design” e fazer sua compra feliz

Criando um concurso online

Se você está com um orçamento apertado, não tem absolutamente nenhuma ideia do que você precisa e quer um monte opções de design para escolher, então essa opção é para você. Veja como os concursos on-line funcionam em poucas palavras:

  1. Você paga uma pequena taxa (geralmente R$ 100 – R$ 500) adiantado
  2. Descreve o que você quer (ou o que você acha que quer)
  3. Cerca de 10 – 20 designers agora receberão o seu pedido e projetarão o que eles acham que você quer (não é necessária comunicação)
  4. Aguarde alguns dias e receba de 10 a 20 conceitos de logotipo
  5. Escolha o que você gosta e sugira revisões, se necessário
  6. Finalize e faça o download

Bastante seguir em frente e não há nenhum processo ou problema. Tenha em mente que isso só é bom se você não tiver uma compreensão sólida do que deseja. Então, se você está começando com algo novo e não tem sua missão, visão e valores centrais identificados, os concursos online são o caminho a seguir. Essa provavelmente será uma relação única entre você e o designer, pois a maioria das plataformas proíbe o contato direto. Então, mesmo que eles tenham acertado o design, é provável que você não consiga contratar o mesmo designer novamente para fazer um trabalho subsequente para você.

Prós:

  1. Acessível
  2. Rápido
  3. Qualidade razoável (se você não é exigente)

Contras:

  1. Sem comunicação
  2. Projeto único
  3. Não é possível contratar o mesmo designer novamente
  4. Não é possível integrar o designer em sua equipe ou construir um relacionamento de longo prazo com eles

Contrate um concurso de design se…

Você está procurando por algo rápido, barato e não tem planos de que o designer faça qualquer outra coisa para você… nunca mais.

Como começar um concurso de design

As seguintes empresas oferecem concursos de design.

  1. 99designs
  2. Wedologos
  3. Logueria

Contratação de um serviço de Design Gráfico Ilimitado

Os designs gráficos ilimitados são uma nova geração de serviços de design que atende à crescente população de startups, empreendedores e pequenas empresas de rápido crescimento.Um serviço de design gráfico ilimitado faz exatamente o que você acha que eles fazem. Você pode enviar quantas solicitações de design desejar e eles farão todas elas, uma de cada vez. Esse é o modelo típico. E eles variam em preços de R$ 400/mês e R$ 999/mês

Eles não se encaixam adequadamente se você estiver com orçamento apertado, porque é um modelo de assinatura, o que significa que você vai pagar R$400 – R$ 999 todos os meses.

No entanto, se você tem uma equipe de marketing que precisa constantemente de novos anúncios, panfletos, postagens de mídias sociais, pôsteres e materiais de marketing, esses caras são seus aliados. Quanto ao preço e à quantidade potencial de projetos que eles podem produzir, vale a pena investir.

Prós:

  1. Acessível
  2. Confiável
  3. Boa qualidade
  4. Tempo de resposta rápido
  5. Pode trabalhar com os mesmos designers que te entendem
  6. Pode se comunicar com seu designer/gerente de projeto
  7. Útil se você precisar de muitos materiais de marketing, anúncios, designs de mídia social etc.

Contras:

  1. Caro se você não tem as necessidades mensais de design (barato se você fizer)

Contrate uma empresa de design gráfico ilimitado se…

Você é uma startup/empresa em crescimento que precisa de designs constantes além do seu logotipo. Se você tem uma empresa em rápido crescimento, provavelmente precisará de uma equipe de design para criar constantemente anúncios, materiais promocionais/de marketing, panfletos, boletins informativos, cartões de visita, papelaria, etc., o design gráfico ilimitado é o caminho a percorrer. .

Como contratar uma empresa de design gráfico ilimitado:

Vá para Nobreak Design e assine o serviço. 🙂

Coisas para saber antes de fazer você mesmo

Você não tem ambição pela sua própria empresa, despreza o crescimento e deseja que seus concorrentes tenham sucesso? Você quer amargar uma tristeza quando perceber que seu logotipo/marca está longe de ser bom o suficiente, apesar das incontáveis ​​horas gastas? Se assim for, por todos os meios faça você mesmo.

Prós:

Nenhum

Contras:

Tudo isso

Escolha projetar o logotipo você mesmo se…

Não. Apenas não faça.

Se você ainda quiser projetar você mesmo …

Qualquer designer com quem você fale vai desaconselhar isso, mas se você chegou até aqui, estamos supondo que você vai fazer isso de qualquer maneira. Então, use ferramentas que lhe darão os melhores resultados possíveis por um não-designer.

DaFont

Existem fontes gratuitas que você pode usar para criar o logotipo que você deseja. DaFont tem milhares de fontes que você pode usar para uso pessoal ou comercial. Verifique os termos e condições de cada fonte e entre em contato com o criador, se necessário.

Canva

O Canva é uma ótima ferramenta de design para iniciantes. Eles facilitam o design gráfico para quem não é designer. Se você nunca tocou no Photoshop em sua vida, o Canva é para você. Ele tem um fácil recurso de arrastar e soltar e até fornece modelos para você usar, para que você possa criar algo decente.

Não perca nenhuma novidade!

Newsletter