Tudo o que você precisa saber para criar mais em 2023
Há alguns anos, a inteligência artificial parecia ser apenas um conceito de filmes e livros de ficção científica. Hoje em dia, ela está se tornando cada vez mais poderosa e está ganhando popularidade como uma opção viável para uso comercial. Por essa razão, estamos animados em mostrar como aproveitar a inteligência artificial e como aplicá-la para otimizar seus processos criativos, em vez de nos sentirmos preocupados com o risco de perder emprego, com a privacidade de dados ou com a substituição por robôs (especialmente se você for um criativo).
O que é design generativo ou criação generativa?
Design ou criação generativa é o uso de software de aprendizado de máquina e um fluxo de trabalho para criar conteúdo, gráficos ou cópia de forma automatizada. Isso envolve fornecer uma entrada, como palavras ou uma ideia, para um algoritmo, que usa um modelo para avaliar a entrada e gerar uma saída de acordo com o que foi aprendido. A vantagem desse processo é que ele pode ser quase imediato, dependendo da velocidade dos algoritmos usados. No entanto, a desvantagem é que não há a possibilidade de fornecer feedback ou fazer alterações no processo para obter o resultado desejado.
Enquanto o processo de trabalho com um designer humano geralmente envolve fornecer uma ideia e receber um ativo pronto em alguns dias, o design ou criação generativa automatizado pode ser quase imediato, dependendo da velocidade dos algoritmos usados. No entanto, essa tecnologia não permite a intervenção humana, o que significa que não há a possibilidade de fornecer feedback ou fazer alterações no processo para obter o resultado desejado.
Como funciona o design generativo?
É arte! É design! Quer ver algo incrível? Digitamos “Christ the Redeemer, Rio de Janeiro, baía de guanabara, enchant colour, dynamic lighting, sun, Summer, hyper detail and hyper quality, hyper detail equipment,8k ” em uma ferramenta de design generativo baseada em IA e prepare-se para ser surpreendido! Pode ser que você não consiga parar de olhar para as criações incríveis que essa tecnologia é capaz de produzir. Não um trabalho incrível?
Por que o design generativo é relevante para empresas e negócios?
A velocidade é um fator importante no processo criativo, pois quanto mais rápido você conseguir passar do rascunho ao design final, mais rápido será o resultado final. O design generativo pode acelerar esse processo, complementando o processo tradicional em vez de substituí-lo. Isso significa que é possível obter um resultado mais rápido sem sacrificar a intervenção humana no processo.
Para ilustrar como o design generativo funciona na prática, imagine que você esteja trabalhando com um designer humano ou com a Nobreak Design e tenha solicitado um conceito usando um briefing criativo ou um formulário de admissão. Em geral, é possível obter uma resposta rápida no mesmo dia para projetos e conceitos menos complexos, mas pode levar vários dias ou até semanas se você estiver trabalhando com um freelancer ou uma agência com tempos de resposta mais lentos. O design generativo pode acelerar esse processo, entregando um primeiro conceito quase imediatamente.
O design generativo automatizado pode fornecer um primeiro conceito quase imediatamente. No entanto, isso não significa que o ativo final esteja pronto em um segundo. Em vez disso, significa que o primeiro conceito já está pronto para ser iterado. É importante lembrar que um design ruim pode ser tão comunicativo quanto um design de primeira tentativa, tanto para o designer quanto para o cliente.
Quais as desvantagens do design generativo?
Uma das principais limitações dos criadores genéricos baseados em IA é que eles podem não entender completamente o que você está procurando, mesmo que você tenha fornecido um resumo detalhado. Isso pode levar à necessidade de regenerar e gerar o conteúdo várias vezes até se aproximar do resultado desejado. No entanto, a saída é imediata, o que torna o processo mais rápido do que trabalhar com um designer humano. Em casos extremos, se o design generativo simplesmente não “entender” o que você está procurando, pode ser necessário recorrer a um designer humano e começar do zero.
Quais setores são impactados negativamente pelo design generativo?
Atualmente, o design generativo é mais útil para questões de baixa complexidade, como fornecer fotografias de estoque. Essa tecnologia pode criar esses ativos rapidamente sem o custo adicional das assinaturas de banco de imagens. Isso pode levar a uma diminuição do retorno dessas fontes de fotografias de estoque à medida que o design generativo se populariza. Isso acontece porque, com as assinaturas de banco de imagens, é preciso gastar muito tempo pesquisando e aprovando ativos que talvez não sejam usados no design final. O uso de ferramentas de design generativo permite um processo de design mais rápido e acessível, pois não é preciso pesquisar em bibliotecas de imagens pagas.
Quais são alguns exemplos de como o design generativo já está sendo utilizado?
Ferramentas de fotografia de banco de imagens sob demanda, além de oferecerem acesso rápido a imagens, também permitem a manipulação de imagens de maneira fácil e intuitiva. Os usuários podem carregar uma foto, remover o plano de fundo e fazer alterações sem precisar de habilidades especiais. Isso é muito útil para usuários finais e criativos, pois lhes permite ser mais produtivos e trabalhar em projetos que requerem habilidades humanas. No entanto, o verdadeiro poder do design generativo é a capacidade de visualizar e rapidamente colocar em prática ideias e conceitos.
O design generativo irá substituir completamente os trabalhos criativos?
Embora as ferramentas de design generativo tenham se tornado muito populares nos últimos anos, ainda existem muitas áreas em que os profissionais humanos são indispensáveis. Por exemplo, o design de embalagens ainda é um campo em que os humanos têm vantagem sobre as máquinas, pois precisam entender as necessidades do consumidor e criar embalagens que sejam atraentes e funcionais. Além disso, a criação de conteúdo para mídias sociais e publicidade ainda requer criatividade e habilidades de escrita que as ferramentas de design generativo ainda não possuem.
Enquanto as ferramentas de design generativo podem ser úteis para acelerar o processo de criação de designs básicos ou para ajudar os profissionais a experimentar novas ideias, ainda há muito espaço para os profissionais humanos na indústria criativa. A chave é encontrar maneiras de trabalhar em conjunto com essas ferramentas ao invés de tentar substituir completamente o trabalho humano.
Quais são as implicações legais e os riscos do design generativo?
Quando você usa aplicativos ou ferramentas que exigem o envio de imagens ou ideias, provavelmente aceita termos e condições que renunciam aos direitos desses ativos para a empresa de maneira permanente. Uma alternativa é licenciar esses ativos. Algumas ferramentas oferecem licenças comerciais para que você possa usar o conteúdo, mas é importante lembrar que há um risco potencial em fazê-lo, pois esse conteúdo pode não ser legalmente protegido no futuro e pode haver processos legais envolvidos.
Qual é a ideia principal do design generativo?
A tecnologia de design generativo é complementar, e não competitiva, para os designers. Portanto, se você é um profissional criativo e tem preocupação de que essas ferramentas possam ameaçar o seu trabalho, vamos ajudá-lo a mudar essa perspectiva e enxergar essa tecnologia como uma oportunidade de aperfeiçoar e otimizar seus processos criativos.
Não importa o seu papel ou área de atuação, seja você um criativo, uma agência, uma equipe de marketing interna ou um vendedor, ou mesmo se você administra um negócio de merchandising, poderá se beneficiar do poder dessas ferramentas para aprimorar o seu trabalho. Fique atento enquanto exploramos esse tópico com mais profundidade à medida que ele se desenvolve!