A publicidade e o design gráfico possuem muitas semelhanças, mas tendem a se sobrepor em determinadas áreas. Designers Gráficos são criativos profissionais que usam suas habilidades para representar marcas. Considerando que o publicitário pode ser considerado um híbrido de marketing e design. O design gráfico dá um foco maior no logotipo, tipografia, sinais e etc. Esses esforços são usados para representar a empresa e seus valores. Já a publicidade tem como foco principal a venda do produto ou serviço.
Portanto, essas são as principais diferenças entre a publicidade e o design gráfico:
Liberdade Criativa
Os designers gráficos são capazes de expressar seu lado criativo em seu trabalho. Existem muitos campos diferentes de design para trabalhar:
- Design Editorial
- Ilustração
- Identidade Visual (Logotipo e Marca)
- Ícones e Pictogramas
- Tipografia
- UI/UX
- Impressos ( Cartazes e Outdoors)
- Sinalização
- Embalagens e etc.
A publicidade exige uma abordagem mais estratégica e não criativa.
- Os designs publicitários podem ser divertidos, mas devem parecer profissionais
- Devem expressar o benefício do produto ou serviço
- Os designs publicitários são criados com uma tática de vendas e são usados apenas para esse fim.
Diferentes abordagens quanto à pesquisa
O design gráfico trabalha com imagens e textos para criar ativos de marca visualmente atraentes. Panfletos, logotipos, anúncios e sites são apenas alguns exemplos. Mas há muito planejamento a ser feito antes do design.
Os designers gráfico passam por um processo:
- Wireframes: Layout Básico sem design ainda.
- Comps: O próximo passo que inicia o processo criativo
- Protótipo: Um rascunho que resume a ideia.
Os publicitários levam vários pontos em consideração antes de iniciar um projeto:
- Pesquisa de mercado e posicionamento
- Proposição de valor
- Escopo de projeto
- Pesquisa de consumo.
Diferentes prioridades
O design gráfico tem uma enorme contribuição para o marketing, e ajudam na conversão.
- Melhora os valores da empresa
- Dá as empresas uma personalidade, que ajuda a se conectar com os consumidores
- Atrai um público amplo através da estética
A publicidade não se concentra no aspecto técnico do design. Portanto, sua intenção é criar anúncios que exponham o produto ou serviço e convertam clientes.
- Cria uma interação de call to action
- Os anúncios são usados como uma ferramenta de comunicação dos consumidores com seu produto ou serviço
- A publicidade será baseada em mais informações na tv, rádio e outras formas de mídia, incluindo direitos autorais.
Diferença de estilo
Os designers gráficos trabalham com vários elementos de design para criar um layout visualmente atraente. Portanto, eles se concentram estritamente na representação gráfica dos principais valores da marca.
- O design gráfico enfatiza a tipografia. Então, eles sabem a diferença entre Sans Serif e Serif.
- Eles se atentam nos mínimos detalhes, são cuidadosos no espaçamento das letras e na proporção da altura da linha
- Os designers gráficos criam contraste através de: cor, tom/valor, tamanho/forma e direção.
O publicitário concentra seus esforços nas vendas, portanto, seu layout não será tão sofisticado quanto ao design gráfico.
- O foco não está no design, mas sim, na mensagem. A atenção está em uma headline atraente e eficaz
- No anúncio certamente terá uma oferta em negrito por trás de tudo
- A publicidade envolve um caminho usual do marketing mais tradicional: Posters, outdoors e anúncios impressos.