As empresas estão fazendo muito dinheiro com o marketing digital para redes sociais…
E você também pode!
Ganhar dinheiro com o seu negócio sempre foi um grande desafio, mas o marketing digital para redes sociais dão às empresas oportunidades que não existiam antes dos smartphones se tornarem nossos melhores amigos do dia a dia.
Com as redes sociais, você pode desenvolver uma relação com seu público de uma forma que não era possível antes do Facebook se tornar viral. Podemos usar as redes sociais para conversar com nosso público e mostrá-los que nós sabemos sobre o nosso trabalho. Um bom marketing digital para rede social deve alcançar seus clientes e também potenciais clientes.
E é isso que gera receita para sua empresa.
Quando as pessoas veem que sua empresa é especialista na área que atua, seus negócios prosperam. Vimos empresas consolidadas no mercado usarem as redes sociais para aumentar o alcance de seu público, e também vimos empresas surgirem através das redes sociais (por exemplo, influenciadores lançando novos negócios).
Então, vamos para o que interessa:
O que é Marketing Digital para Redes Sociais?
O marketing digital para redes sociais é uma estratégia que usa as plataformas de redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, etc) para se conectar com o perfil do seu cliente e trazê-lo através da Jornada do Cliente. A Jornada do Cliente é um processo pelo qual um cliente passa, desde descobrir que sua marca existe até se tornar um fã de seus produtos ou serviços.
Agregue valor para sua marca e para suas campanhas de marketing e faça com que seu perfil de cliente ideal se envolva com seus conteúdos ( Blog’s, E-books, Podcast etc.) direcionando-os para seu site principal.
Esses são os princípios básicos do marketing digital para redes sociais, pense nisso antes de lançar sua estratégia.
Mas existem outras vantagens em ter seu próprio público. Você pode usar seu público para descobrir o que o perfil do seu cliente ideal quer aprender e quais assuntos os interessam. Com esse conhecimento em mãos, você pode criar conteúdo em volta disso.
Você também pode usar seu público para testar campanhas de ADS. Teste textos e criativos em anúncios no seu feed das redes sociais para ver a reação do seu público. O conteúdo que gerar mais engajamento, visualizações ou conversões é exatamente o conteúdo que você deverá investir em suas campanhas.
O marketing de rede social é uma grande oportunidade para sua empresa. Mesmo as indústrias de nicho específico podem encontrar seus perfis de clientes. Mas isso não significa que eles precisem.
Você precisa usar o marketing digital para rede social?
É fácil dizer sim para esta pergunta e crer que todos deveriam usar as redes sociais. Diremos com segurança que 90% das empresas deveriam usar as redes sociais, mas há uma pequena porcentagem que não deveriam.
Se esses são seus objetivos para o seu negócio (ou a empresa para a qual trabalha), implemente uma estratégia de marketing digital para redes sociais:
- Você quer mais leads e clientes
- Você precisa de mais receita
- Você procura ter mais prova social
É por isso que 90% das empresas devem iniciar uma estratégia de marketing digital para as redes sociais. Qual empresa não quer mais leads e clientes?
Bem, isso nos leva a listar quem não deveria iniciar uma estratégia de marketing digital para redes sociais. Se o seu negócio apresenta qualquer um dos itens abaixo, você deve consertar os furos que estão vazando para poder iniciar uma estratégia de marketing para redes sociais:
- Você não consegue acompanhar a demanda por seus produtos ou serviços
- Você não tem capacidade de oferecer uma experiência de 5 estrelas para os seus clientes.
- Você trabalha sozinho e não tem tempo
Se algum desses for o caso, é muito mais importante para você gastar seu tempo tapando os buracos que estão vazando (criando sistemas, delegando e contratando, simplificando seus pacotes etc.). Assim que puder acompanhar a demanda, continue a oferecer aos seus clientes uma experiência de 5 estrelas e tenha tempo para criar conteúdo útil e de alta qualidade, então você poderá implementar sua estratégia de marketing digital para redes sociais.
Como construir uma estratégia nas redes sociais A maioria das empresas cometem 4 erros críticos ao iniciar suas estratégias nas redes sociais:
- Eles tratam o marketing digital para rede social como uma disciplina única (há 4 partes igualmente importantes)
- Eles usam as redes sociais como uma via de mão única, basicamente apenas gritando para seu público
- Eles saltam em linha reta para tentar vender (a questão primordial é principalmente agregar valor e, frequentemente, criar vários pontos de contato)
- Eles não conseguem vincular o marketing de redes sociais aos objetivos gerais de marketing e não se alinham com o marketing de conteúdo e com as promoções
Essas 4 partes importantes do marketing digital para redes sociais são chamadas de Ciclo do Sucesso Social. Este é o ciclo que te ajuda a evitar gritar no vazio ou ver uma CTR (taxa de cliques) de 0%. Tudo começa com Monitoramento e Escuta Social.
O Ciclo do Sucesso Social: Monitoramento e Escuta Social
O monitoramento e escuta social responde às perguntas dos clientes e ouve tendências e tópicos importantes. Aqui está o que você deve fazer nesta parte de sua estratégia social:
- Monitorar e responder às menções à sua marca (positivas e negativas!)
- Ouvir as conversas sobre tópicos relevantes do setor e participar quando puder]
- Encontrar inspirações para o seu conteúdo com base no que seu público está falando ou deseja saber mais sobre
- Monitorar o feedback e ouvir as principais tendências para melhorar seu produto ou serviço
O Ciclo de Sucesso Social: Influência Social
A influência social estabelece autoridade em seu setor, publicando e compartilhando conteúdo relevante e valioso. Você deve usar seu conteúdo para fornecer um GRANDE valor ao seu público. Esse valor é importante porque você está construindo autoridade em seu setor. Quando seu público lê seu conteúdo e pensa: “Uau, eles realmente sabem o que fazem!” ou “Esta empresa apenas OBSERVA qual é o meu problema com [insira o ponto problemático aqui]!” quer dizer que você acertou em cheio.
Você deseja que seu público o veja como um recurso valioso e continue a se envolver com seu conteúdo.
Eles compartilharão seu conteúdo com seu público e expandirão seu alcance.
O Ciclo de Sucesso Social: Redes Sociais
As redes sociais envolvem e constroem relacionamentos com marcas e influenciadores valiosos em seu setor. Isso pode parecer desafio agora, já que você pode não ter um grande público, mas temos uma estratégia para ajudá-lo a fazer a bola rolar.
- Comece compartilhando conteúdo valioso de outros influenciadores do mercado e marcas
- Crie uma lista de marcas e especialistas do seu setor com as quais você gostaria de construir relacionamentos
- Crie modelos de comunicação e alcance-os onde eles são mais ativos
- Crie relacionamentos benéficos para ambas as partes
- Concentre-se em O QUE e ONDE seu público encontrará mais valor (por exemplo, compartilhar dicas por meio de um Instagram takeover, stories, Facebook etc.)
O Ciclo de Sucesso Social: Venda Social
A venda social gera leads e vendas ao conectar um público-alvo que está à procura de produtos e serviços. Esta é a parte de sua estratégia de redes sociais em que você exibe anúncios para conteúdos, lead magnets e seus produtos. Mas, ainda existem três outras partes muito importantes do Ciclo do Sucesso Social. Vendas é definitivamente um deles, mas não é o único.
Aqui estão algumas dicas para vendas sociais:
- Concentre-se em envolver seu público e falar sobre os benefícios de seu produto ou serviço
- Design gráfico e vídeos que chamativos
- Mantenha a voz de sua marca consistente e mostre sua personalidade
- Divida o conteúdo relevante em pedaços envolventes e use call-to-action para fazer com que seu público queira saber mais
- Forneça valor com suas postagens de vendas
Essa é a base para construir sua estratégia de redes sociais. Agora, vamos ver como serão seus perfis sociais e o que você realmente publicará.
Os 4 tipos de conteúdo social
Tipo de conteúdo social nº 1: Conhecimento
Alguém só pode comprar da sua marca se souber que você existe. É nisso que o conteúdo de conhecimento está se concentrando – dizer para as pessoas o que você faz e para quem você faz isso. Construa perfis completos e seja ativo nos canais onde estão seus potenciais clientes. Você também pode veicular anúncios de construção de marca com esse tipo de conteúdo.
Sua lição de casa para este tipo de criação de conteúdo é:
- Crie e otimize seus perfis sociais para o perfil de seu cliente
- Crie conteúdo relevante que explique o que você faz, para quem você faz isso e mostre sua experiência
Tipo de conteúdo social nº 2: Engajamento
Não nos sustentamos apenas por números(métricas de vaidade). Ter um milhão de seguidores é ótimo, mas se apenas 1% desses seguidores se envolvem com sua marca, de que adianta colocar todo aquele conteúdo de Conhecimento diante dessas pessoas? Em vez disso, concentre-se em construir um público engajado. Ter 1.000 seguidores com uma taxa de envolvimento de 80% não parece tão atraente no papel, mas com certeza fica ótimo na sua conta bancária.
Aqui está o seu dever de casa para o conteúdo de engajamento:
- Crie conteúdo relevante e valioso
- Otimize cada postagem para estimular o envolvimento (comentários, compartilhamentos, cliques, salvos etc.)
- Combine um design ou vídeo atraente com textos envolventes e call-to-actions fortes
Tipo de conteúdo social nº 3: Inscrição
Seja dono de seu público. Mudanças de algoritmo podem destruir sua capacidade de alcançar seu público nas redes sociais. Você não pode ter todos os seus ovos na mesma cesta caso você pretenda ter um negócio estável e de longo prazo. Você precisa pegar seu público envolvido e movê-lo das redes sociais para sua lista de e-mail.
Depois de agregar valor e fazer com que seu público se envolva, você pode obter as informações de contato estrategicamente. Você pode fazer isso realizando eventos nas redes sociais (apenas tome cuidado para não se esquecer de trazer leads de qualidade) e veiculando anúncios.
Aqui está o seu dever de casa para o conteúdo de inscrição:
- Divida o conteúdo de suas inscrições em uma postagem valiosa
- Use sua copy(copyrighting) para gerar interesse para o opt-in
Tipo de conteúdo social nº 4: Defesa e Promoção
Avançando para a última fase, estamos criando conteúdo com a ajuda de nossos defensores e promotores de marca. Esses clientes estão tão felizes com nossa experiência 5 estrelas que querem contar ao mundo sobre ela (ADORAMOS esses clientes). Esse tipo de conteúdo reaproveita avaliações positivas e histórias de clientes e até usa depoimentos de clientes como anúncios.
Aqui está sua lição de casa:
- Envolva-se com clientes satisfeitos e incentive eles para que façam avaliações positivas sobre seu produto ou serviço
- Transforme suas avaliações positivas em postagens para as redes sociais, compartilhe histórias de sucesso de clientes e até mesmo poste depoimentos
- Obtenha permissão para usar as avaliações e depoimentos em seus canais de redes sociais
- Use o e-mail marketing para incentivar as avaliações
Esses são os 4 tipos de conteúdo que você precisa criar, então concentre-se apenas em publicá-los. Você pode adicionar mais conteúdo posteriormente, conforme sua marca evolui, e você verá como determinado conteúdo afeta suas métricas.
Quais métricas das redes sociais devo monitorar?
Falamos um pouco sobre a preocupação exclusiva com números (métricas de vaidade), mas agora é hora de nos aprofundarmos um pouco mais. As métricas de vaidade são quaisquer métricas que parecem ótimas no papel, mas não ajudam você a atingir seus objetivos. Vemos empresas perseguindo métricas de vaidade quando eles, na verdade, não descobriram quais são seus objetivos de marketing digital para redes sociais.
Vamos auditar seus esforços atuais de marketing de redes sociais com estas questões:
- Em quais canais de rede social você está postando atualmente?
- Por que você escolheu esses canais? Seu público está mesmo nesses canais?
- Você tem um perfil comercial completo com biografias, links relevantes, nome pesquisável, perfil de marca e fotos de capa?
- Com que frequência você está postando por semana?
- Que tipo de conteúdo você está postando? Qual é a mistura de conteúdo (quantos vídeos, fotos, compartilhamentos de links, histórias)?
- Você está conseguindo engajamento em suas postagens?
- Que tipo de engajamento você está conseguindo? (Comentários, compartilhamentos, salvamentos, cliques, etc.)?
Depois de ter certeza do que está fazendo (e porque não está funcionando), é hora de definir metas rastreáveis e relevantes com base no que VOCÊ precisa para estratégia de marketing digital para redes sociais. Não o que seus concorrentes precisam, não o que aquele estranho do marketing te disse, ou o que o tweet daquela pessoa famosa na Internet disse para você fazer.
Alinhe suas metas nas redes sociais com suas metas de negócios e marketing. Seus objetivos podem ser um, alguns ou todos estes:
- Aumente o conhecimento e a autoridade da marca: este é o PRINCIPAL motivo pelo qual os profissionais de marketing usam as redes sociais
- Direcione o tráfego para conteúdo relevante: se você postar muito conteúdo valioso, pode usar as redes sociais para direcionar o tráfego
- Gere novos leads: ideal para empresas com um longo ciclo de vendas para criar um público caloroso
- Venda social: meta valiosa para ciclos de vendas curtos e marcas de comércio eletrônico ao lado de publicidade paga
- Construa uma comunidade de defensores: útil para marcas que já têm muito reconhecimento
Com base em suas metas, você restringirá métricas específicas. Por exemplo:
- Se você está tentando aumentar o conhecimento e a autoridade da sua marca, seguidores e impressões são as métricas em que você irá focar
- Se você deseja direcionar o tráfego para conteúdo relevante, a taxa de cliques será sua métrica favorita para prestar atenção
- Se você deseja gerar leads, se concentrará na taxa de conversão de assinantes
- Se você deseja vender produtos ou serviços, verá as conversões de vendas
- Se construir uma comunidade de defensores é o seu objetivo, o engajamento é a sua métrica de escolha
Não se deixe levar por métricas de vaidade, marketing digital para redes sociais ou qualquer marketing digital. Eles são tentadores, então fique atento. Lembre-se do que realmente importa e concentre-se em melhorar essas métricas com os 4 tipos de conteúdo sobre os quais falamos acima.
Será tentador empilhar mais plataformas de mídia social em sua estratégia de conteúdo como se você estivesse jogando um jogo de Jenga. Infelizmente, aquela pilha de Jenga vai cair sobre você se você enfrentar mais do que você ou sua equipe podem suportar. Certifique-se de que você não está tentando estar em * todas * as plataformas sociais que existem e são lançadas. Em vez disso, concentre-se em onde seu público está. Aqui estão nossas dicas sobre como ter um bom desempenho nas principais plataformas sociais.
Dicas para as principais plataformas sociais
Facebook:
Use o Facebook para alcance de anúncios pagos e familiarize-se com sua plataforma de anúncios. O Facebook é ótimo para atingir um público específico com base no comportamento de compra e no interesse. Eles ganham pontos extras por possuir o Instagram, o que torna sua publicidade um pouco mais fácil, pois você pode promover em ambas as plataformas.
Instagram:
Crie guias de instruções, destaque mais de um depoimento de cada vez ou cubra muito conteúdo em uma pequena quantidade de espaço usando o editor de várias fotos do Instagram. Encerre cada uma dessas postagens com uma call-to-action para assinar um boletim informativo para saber mais sobre este tópico ou optar por um lead magnet.
Twitter:
Use o Twitter como seu principal canal de escuta social. Usando a escuta social, podemos acessar o que nosso público quer ver de nós e o que eles querem que falemos.
YouTube:
Certifique-se de adicionar um título chamativo aos seus vídeos do YouTube. Como a segunda maior plataforma de busca (atrás do Google), as pessoas no YouTube geralmente procuram uma resposta para suas perguntas. Seus vídeos responderão às perguntas deles e mostrarão onde e como podem realmente resolver seus problemas. Você também pode aplicar isso ao Pinterest. As pessoas no YouTube e no Pinterest estão na mentalidade “Seeker”, ou seja, procurando algo específico.
TikTok:
Não caia na armadilha de pensar que seu público social não está no TikTok(por incrível que pareça, existem canais dedicados à canalização e mistura de tintas). Certifique-se de dizer ao seu público do TikTok onde eles podem aprender mais sobre seus produtos ou serviços em seus vídeos, porque você não poderá adicionar um link ao seu perfil até que tenha 10.000 seguidores.
Termos comuns de redes sociais (e o que eles significam)
Valor médio do cliente: o tamanho médio do pedido multiplicado pela frequência média do pedido informa quanto esperar de um cliente médio (isso ajuda a descobrir quanto orçamento você tem para uma estratégia social orgânica e paga).
Call to Action: A ação que você deseja que alguém execute depois de ler, assistir ou ouvir seu conteúdo (pode variar de curtir uma postagem, assinar uma lista de e-mail ou comprar um produto).
Taxa de Cliques(CTR): o número de cliques orgânicos ou em conteúdo pago recebidos dividido pelo número de impressões e multiplicado por 100 para obter a porcentagem (isso indica a porcentagem de visitantes que estão clicando em seu conteúdo).
Tráfego Frio: pessoas em seu público-alvo que não sabem nada ou muito sobre seu negócio (elas estão avançando em direção ou no estágio consciente da jornada de valor para o cliente).
Comentários: pessoas que comentaram em sua postagem social.
Oferta Principal: o principal produto ou serviço que você vende em um funil de vendas.
Custo por Clique: quanto você paga para uma plataforma para cada vez que um de seus anúncios é clicado (também chamado de Pay-Per-Click, PPC).
Custo por Lead: quanto você paga por cada lead que obtém de uma plataforma de rede social (ou outra plataforma de publicidade, por exemplo, Google).
Engajamento: o número de vezes que uma postagem foi “envolvida”, geralmente definida como curtidas, comentários, compartilhamentos e salvos (mas depende da plataforma)
Seguidores: o número de pessoas que seguem sua conta de marca (conforme visto em seu perfil em “Seguidores” na maioria das plataformas sociais)
Tráfego Quente: Público que se encaixa na descrição do perfil do cliente e estão no estágio de Inscrição da Jornada do Cliente e prontos para converter.
Impressões: o número total de pessoas que viram uma postagem.
KPI: A abreviatura de Key Performance Indicators usada para rastrear o sucesso de um negócio ou iniciativa de marketing (por exemplo, uma estratégia de marketing digital para mídia social).
Lead: Alguém ciente e engajado com sua marca que se qualificou como seu perfil de cliente (eles se qualificam mostrando interesse em tipos específicos de conteúdo).
Lead Magnet: um conteúdo orientado a valor que vale a pena que o assinante forneça seu endereço de e-mail em troca. O objetivo do lead magnet é maximizar o número de leads direcionados que você está recebendo para uma oferta.
Messenger: aplicativo de mensagens do Facebook que pode ser usado junto com bots e outras estratégias de marketing.
Conteúdo Orgânico: conteúdo postado em uma conta sem qualquer investimento em publicidade (para aumentar as impressões).
Marketing Rede Social Orgânico: postar em uma conta social sem o uso de anúncios pagos com o conteúdo sendo visto apenas por pessoas que seguem a conta (e outros usuários para os quais a plataforma social decide mostrar o conteúdo nas páginas de descoberta)
Conteúdo Pago: conteúdo que pagou em publicidade para impulsionar as impressões, ser visto por um público específico etc.
Marketing para rede social pago: usando plataformas de anúncios pagos para impulsionar as impressões sobre o conteúdo e atingir públicos específicos com base em interesses, locais, dados demográficos, comportamento de compra e muito mais.
ROI: a abreviatura de Return on Investment, usada para descobrir quanto dinheiro foi ganho com uma estratégia de marketing (por exemplo, anúncios pagos).
Compartilhamentos: o número de pessoas que compartilharam seu conteúdo em suas redes sociais.
Tráfego Caloroso: membros do público que recentemente começaram a se envolver com seu conteúdo lendo, assistindo, curtindo, comentando etc. e estão no estágio de engajamento da jornada do cliente.
À medida que você navega na internet, com certeza verá outras empresas ganhando *muito* dinheiro nas redes sociais, é hora de perceber que a oportunidade existe para você também. Com seu novo conhecimento, você pode começar a criar os 4 tipos de postagens que irão construir seu público e obter conversões.
Lembre-se de que todo mundo era novo no marketing digital para redes sociais em algum momento. Até mesmo as maiores empresas do mundo tiveram que descobrir como começar a postar conteúdos relevantes e valiosos.
No futuro, você apenas aprenderá mais sobre seu público, que conteúdo eles querem ver de você e como você pode usar isso para oferecer uma experiência 5 estrelas (que gera mais vendas!).
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